13 outubro 2005

Estudar é crime no Brasil?

Pensando com meus botões, cunhei esta frase que é o título do post.

"É crime querer (ou poder) estudar no Brasil?"

Porque esse pensamento? Porque Estudei 21 anos e parece que não sirvo para nada neste país.

Razões?

Porque fiz curso técnico num país que não tem empregos para técnicos, a não ser que tenham 200 anos de experiência carro próprio, etc. Imagina isso para um jovem de 17 anos...

Porque fiz curso superior em Engenharia, e escolhi não fazer estágio, para não "atrapalhar" os meus estudos. Resolvi que depois do curso, faria mestrado.

Pois sim, cursei um mestrado. Aí que percebi que foi o meu maior "erro". Fazer Mestrado sem ter "experiência" (entre aspas, porque tem muita gente aí que trabalha há anos só levando papel ou sendo "Engenheiro de Excel"), só aumentou o abismo entre a minha formação e o "mercado".

Ah! O "Deus Mercado"! Ele que "exige", "demanda" tudo! O empregado de hoje tem que ser "pró-ativo", "falar mais de uma língua estrangeira" (requisito um tanto estranho, já que a maioria das pessoas não é proficiente nem na sua língua-mãe!).

Ah, Brasil! País que nunca primou pela educação...resquícios dos governos de FFHH que forçaram estatísticas de estudo sem se preocupar pelo real desempenho dos alunos e profissionais formados aqui...Feitos repetidos por Lula...

Como eu odeio ter estudado...se eu tivesse um filho hoje diria para ele:

"Não estude; mate aula, vá jogar bola. Cole nas provas. Conhecimento não vai te levar a lugar algum nesse país."

2 comentários:

Anônimo disse...

É amigao...
O final é amargurado, mas tô de acordo no resto.

Rafael de Oliveira Ribeiro disse...

pois é...